História da Igreja Moderna e Contemporânea

Matérias

Monografia

  • Escrito por Atendimento CampoSolv
  • Categoria: Matérias
  • Acessos: 830

- A elaboração da Monografia é uma atividade regulamentada pela Resolução CNE/CES nº 4, de 13 de julho de 2007. É um trabalho científico que incorpora as atividades de leitura, análise e interpretação da literatura técnica sobre temas de pesquisa vinculados aos núcleos de pesquisa em Teologia do CEEUS. O propósito é contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional do aluno.

 Trata-se de um trabalho individual, com um único tema, em que se pode estabelecer uma inter-relação com outros temas ou abordar seus diversos aspectos. Não há exigência de originalidade na escolha do problema de pesquisa, mas de um novo enfoque sobre o assunto escolhido. De acordo com Hübner (1998, p. 20), são requisitos básicos de uma Monografia: “precisão, clareza e encadeamento lógico no tratamento de tema de relevância social e científica”.

 Os trabalhos deverão atender ao rigor científico descrito no manual do aluno(a), seguindo as normas da ABNT, sob orientação de um professor-orientador escolhido por área de pesquisa, de tal forma que, após sua conclusão, seja possível:

1) extrair um artigo para publicação em revistas especializadas ou livros;

2) apresentar a pesquisa em congressos;

3) submeter o trabalho a concursos de Monografia, se necessário for;

Práticas Missionárias I - VI

  • Escrito por Atendimento CampoSolv
  • Categoria: Matérias
  • Acessos: 625

– È um trabalho prático desenvolvido pelos alunos durante 06 semestres em parceria com suas igrejas ou com outro grupo evangélico em : Hospitais, Presídios, Comunidades Carentes, Feiras Livres e na própria igreja.

Todo esse trabalho será monitorado por umProfessor na área da disciplina estudada. Constará de notas por tudo que foi desenvolvido.

O(a) aluno(a) fará um trabalho por escrito semestralmente.

Teologia Contemporânea

  • Escrito por Atendimento CampoSolv
  • Categoria: Matérias
  • Acessos: 620

– Porque estudar esta matéria?Teologia Contemporânea é a área da Teologia Cristã de maior profusão criativa, a que causa maior cobiça aos olhos do alunado, e a que promove a maior fonte de conhecimento que já foi possível originar. Porém, a Teologia Contemporânea é, também, responsável pela descentralização do conhecimento cristã, desistematizando a forma e o conteúdo e que, se não for observada com bastante acuidade e temor, poderá incorrer em ateísmo e afastamento do princípio fundamental da fé: o de crer tal qual professa Hebreus 13:1. 

Direito Eclesiástico

  • Escrito por Atendimento CampoSolv
  • Categoria: Matérias
  • Acessos: 1164

– Nós como líderes precisamos de um conhecimento maior quanto aos nossos direitos e deveres. Essa disciplina é muito importante ao seu aprendizado em meio a sociedade em que vive. .O Estado em que vivemos é um Estado de Direito, pois sua ação está submetida à observância de regras, podendo os indivíduos exigir o respeito das mesmas e fazer valer os direitos que tais regras lhes conferem, perante as autoridades legalmente constituídas.

Há muitas pessoas que são prejudicadas por não conhecerem seus direitos.Urge que todo cidadão, principalmente o cristão, conheça as leis, seus direitos e deveres, a fim de que possa viver com segurança e felicidade na comunidade.

Teologia do Novo Testamento

  • Escrito por Atendimento CampoSolv
  • Categoria: Matérias
  • Acessos: 635

– Diferente da matéria Panorama do N.T, o conteúdo desta disciplina alcança o entendimento do aluno por meio do estudo analítico e reflexivo dos temas teológicos. Ao concluir cada unidade ou temas, e finalmente os estudos desta disciplina, o aluno será capaz de explicar o significado teológico e a importância dos temas estudados, revelando conhecimento satisfatório acerca deles e de suas relações para com o viver do homem hodierno.

Estaremos estudando o seu conceito, classificação, fatores formativos e valores; estudo da sua formação histórica, e estudo dos principais temas do NT, delineado por abordagens de vários teólogos, mencionando as dificuldades e buscando o significado teológico e sua a compreensão nas Escrituras do Novo Testamento.

Psicologia Pastoral

  • Escrito por Atendimento CampoSolv
  • Categoria: Matérias
  • Acessos: 673

– É uma matéria que muito ajudará no Ministério de um Líder.Antes de tudo é necessário explicar que a psicologia é uma ciência que estuda o comportamento, ainda que através de varias teoria diferentes. Mesmo assim a grosso modo pode-se dizer que a psicologia é urna forma teórica de compreender, explicar, prever e propor uma mudança do comportamento de um indivíduo ou de um grupo.

A ação pastoral por sua vez se preocupa com a teoria e a prática cristã para conduzir pessoas a Cristo, bem como aperfeiçoa-las para se tomarem cada vez mais parecidas com o próprio Senhor. Baseado nestas duas premissas pode-se afirmar então que Psicologia Pastoral é: A aplicação das técnicas da psicologia no serviço pastoral, visando obter os resultados do trabalho ministerial. 

Hebraico II

  • Escrito por Atendimento CampoSolv
  • Categoria: Matérias
  • Acessos: 653

– Dando continuidado ao nosso aprendizado da Lingua Hebraica, estaremos estudando nesse bloco toda formação Debraico Bíblico. Faremos exercício de leitura e traduções de textos bíblicos.A escrita como conhecemos atualmente surgiu na época do Rei Davi. Antes, o alfabeto utilizado para a escrita era o fenício. Há descobertas arqueológicas que comprovam esta realidade. 

 

Plantação de Igreja

  • Escrito por Atendimento CampoSolv
  • Categoria: Matérias
  • Acessos: 637

- Para identificarmos e compreender as motivações para se implantar uma igreja precisamos, naturalmente aprender com quem foi um mestre em fundar igrejas o Apostolo Paulo.

O que motivava o apóstolo Paulo a sair plantando igrejas, organizando comunidades ao longo da bacia do Mediterrâneo, apesar da rejeição dos seus patrícios e das implacáveis perseguições que sofria? O que o movia não eram arroubos de piedade, espírito proselitista, amor ao lucro, popularidade ou qualquer outra motivação similar. Essas motivações não teriam suportado as angústias do campo missionário por muito tempo. Paulo estava motivado por suas convicções teológicas. Sua ação missionária era resultado dessas convicções. E elas eram de tal natureza que impeliam o apóstolo a ir ao mundo para proclamar o Evangelho e plantar novas igrejas. 

Log in

fb iconLog in with Facebook
create an account